top1comtitulo

segunda-feira, agosto 13, 2007

VAMOS PROTEGER AS TARTARUGAS


Tomo a liberdade de publicar este texto que me chegou via mail...

Caros amigos!

Se existe uma legislação que diz claramente que não é permitida a caça, captura ou simples detenção de espécies como a Tartaruga marinha e mamíferos marinhos, por que é que:

- há dois dias duas baleias piloto foram pescadas e trazidas para a cidade de velha para serem esquartejadas à frente de todos que queriam ver?
- por que é que, desde há umas semanas atrás, no Porto Mosquito desembarcam todos os dias tartarugas que depois são vendidas sem nenhum esforço de esconder o produto?

Nesta mesma localidade só não trazem para terra os mamíferos que não se aproximam dos botes.

- por que é que na Achada Baleia as tartarugas que lá vão desovar não são protegidas por quem anda evitar apanha de areia?

- por que é que na capital do pais, incluindo os subúrbios, parece ser o único ponto do pais onde a venda de carne de tartaruga pronta a consumir acontece na barba de todos?

Quando são vistas duas mulheres a andarem juntas, uma com panela à cabeça, outra com água e loiça, é porque vendem tartaruga já cozinhada.

- o que estaá acontecendo com as tartarugas no Maio, Boavista e Sal significa que aos que dirigem o país apenas lhes interessa os cifrões, na realidade não pretendem preservar a natureza para o bem de um futuro menos pior. Ignorantes, ficam felizes e arrogantes com a promoção apenas do betão.

Devemos utilizar parte dos meios que se gastam em ateliers, seminários, palestras, folhetos e posters para:

- fazer campanhas nos orgãos de comunicação social(quando é que se fez a última campanha sobre tartarugas? quando é que se fez alguma campanha sobre baleias?);

- organizar equipas ou departamentos com poderes de dissuasão/intervenção no terreno;
- criar mecanismos de punição dos infractores;
- homenagear ou reconhecer o esforço daqueles que agiram e agem em favor da protecção ambiental;
- introduzir programas (não e só fazer referência) educacionais nas escolas sobre o ambiente, particularmente sobre as espécies ameaçadas.

De certeza que haverá mais por dizer, deixo a dica.
Um abraço a todos.
Monaya