top1comtitulo

segunda-feira, maio 02, 2005

A vaca, a cabra e o cão... (Conto Tradicional)

A minha amiga Guida enviou-me o conto que passo a citar. Julgo que em tempos ouvi este conto, e me disseram que era um conto tradicional da Guiné, contudo são legítimas as adaptações. Esta é uma criação adaptada à realidade de Cabo Verde:
Por que é que em Cabo Verde, sempre que passa uma iace

a) a vaca fica no meio da estrada e não reage;
b) a cabra foge espavorida;
c) o cão corre atrás da iace a ladrar furiosamente?

A vaca, a cabra e o cão (conto caboverdiano)

No tempo em que os animais falavam, a vaca, a cabra e o cão decidiram apanhar uma iace em Porto Novo e atravessar a ilha de Sto Antão até à Ribeira Grande. Acordaram o preço da viagem com o motorista e partiram.
Quando chegaram ao destino, a vaca, que tinha o dinheiro certo, pagou e foi-se embora tranquilamente. A cabra, um pouco constrangida, lembrou-se que não trazia dinheiro consigo, mas prometeu ao motorista pagar-lhe quando o voltasse a encontrar. O cão não tinha dinheiro trocado e, como o motorista não tinha troco para lhe dar, ficou com o dinheiro todo e combinaram que o motorista lhe dava o troco quando o voltasse a ver.
É por essa razão que, até aos dias de hoje, sempre que passa uma iace, a vaca fica indiferente à sua passagem, já que tem a sua consciência tranquila. Por outro lado, a cabra foge espavorida, pois sabe que está em dívida para com o motorista.
E o cão, coitado, corre atrás da iace e ladra-lhe furiosamente, já que nunca recuperou o seu troco...
Margarida Neves