top1comtitulo

segunda-feira, maio 09, 2005


A Chegada da Primavera
Foto de Manuela

Como nos últimos tempos não tenho tido muito tempo para me dedicar ao Palavra Imagem, deixo-vos, como recompensa, com a minha foto favorita, do conjunto de fotos que tirei em Cabo Verde! ;)
Trata-se de uma fotografia de uma manhã muito límpida, maravilhosa, em Porto Novo. Daquelas manhãs em que até se avista uma pontinnha da ilha de S. Nicolau, que eu várias vezes pude observar a partir daquela localidade e que julgo ser um privilégio relativamente raro, dada a distância entre S. Antão e S. Nicolau.
Ao fundo avista-se a ilha de S. Vicente, e o barco que se aproxima é o Ribeira do Paúl, que é um dos dois que faz a travessia regular entre S. Vicente e Santo Antão. Embora a distância seja curta, a viagem demora cerca de uma hora, e dadas as fortes correntes marítimas daquela zona, a somar aos ventos igualmente fortes, o mar muito raramente está assim calmo como aparenta nesta imagem.

No entanto, para mim, sempre foi uma viagem agradável, sentindo as forças de todos os elementos: água, vento, sol e barco ("terra"). A chegada é inevitavelmente salgada, por vezes mesmo ensopada, quando o barco tanto desafia o mar, que este o invade para sobressalto de desavisados passageiros!