top1comtitulo

sexta-feira, abril 22, 2005

Passa ao Outro e Não ao Mesmo!

Recebi do Rui este questionário, que anda a circular pela net, nomeadamente pelos blogs, portanto cá vou eu responder a isto e passá-lo a mais 3 "vítimas"!
1- Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
Não conheço o Fahrenheit 451, mas não me estou a ver a vestir a pele de qualquer livro! Isso seria muito redutor, não?! Será que a arte imita a vida? Ou a vida imita a arte?
2- Já alguma vez ficaste apanhadinho por uma personagem de ficção?
Não me parece! Gosto particularmente de uma personagem chamada Natal, porque surge em diversos livros de Germano Almeida, pois é uma personagem cómica, e que como surge em diversos textos parece ter vida própria.
3- Qual foi o último livro que compraste?
Recentemente comprei dois: a Gramática da Fantasia de Gianni Rodari, e Anjos e Demónios de Dan Brown. Hoje (22/Abril) pensava que iria poder comprar O Vendedor de Passados do José Eduardo Agualusa, autografado pelo autor e tudo! Pois estava previsto que ele viesse aqui à Feira do Livro que está a decorrer na minha terra, para participar na comemoração do aniversário da Biblioteca Municipal, contudo fiquei decepcionada pois quem lá estava não era o Agualusa... Mas, um outro escritor que nada tinha a ver...
4- Qual foi o último livro que leste?
O Código de Da Vinci, sou um bocado reticente quanto às modas, por isso demorei muito tempo a aderir à leitura deste livro, no entanto, li-o e adorei! Não tanto pela história em si, mas pelos pormenores sobre arquitectura, história de determinados monumentos, informações paralelas ao enredo, que enriquecem muitíssimo toda a obra.
5- Que livros estás a ler?
Tenho andado a ler já há meses A Sentença de César de Steven Saylor, pois gosto imenso de romances históricos, de viajar nesta obra até à Alexandria de Cleópatra e de seu irmão Ptolemeu, pelos olhos do romano Gordiano, o descobridor. Já estou quase a acabar este romance, do qual tenho interrompido a leitura para ler outros livros, tais como poesia de Sophia, de Drummond de Andrade, e de João Pedro Messéder, etc.
6- Que cinco livros levarias para uma ilha deserta?
Para uma ilha deserta levaria Obra Poética de Sophia de Mello Breyner (tenho-a em 3 volumes, espero que se conte como apenas um livro! senão quase esgoto o número de livros a levar para a ilha!), harmoniosa, pura, tranquila, primordial, e muitas vezes com uns ares marítimos a condizer com a ilha. Do universo caboverdeano levaria o romance de Germano Almeida Dona Pura e os Camaradas de Abril, que eu acho excelente, muito bem humorado. Do universo pessoano escolheria o Livro do Desassossego de Bernardo Soares, que é um livro que se lê e relê e tem sempre algo de novo a dizer-nos, portanto nunca seriam demais as leituras desta obra lá na tal ilha! Levaria também a Obra Completa de Poesia de Alexandre O'Neill, de quem gosto também bastante, pois tem poemas com um humor muito particular, e continuando na linha do surrealismo levaria Os Contos do Gin-Tónico do Mário Henrique Leiria, que tem também textos fantásticos!
7 - Três pessoas a quem vais passar este testemunho.
Bom... Pelo que entendi isto passa-se a quem tenha blog, mas não conheço realmente muitos dos blogueiros... Deste modo, vou pensar nos blogs que mais visito, que são os que tenho aqui nos links da minha página e convindo a Kamia do blog So Pa Fla... pois normalmente ela escreve textos muito interessantes sobre Cabo Verde e sobre cinema, já agora aproveito para lhe pedir, para desta forma nos falar um pouco sobre literatura. Passo também este questionário ao colega João Narciso do Coisas Breves, e que nos tráz sempre notícias dos seus dias em São Nicolau. E por fim, convindo a Ana do blog Marginais à Solta.