top1comtitulo

quinta-feira, maio 26, 2005

A Não Perder...

A Universidade de Aveiro encerra o ano lectivo no dia 28 com um espectáculo de Luís Represas e Mário Lúcio, acompanhados pelas coreografias de Tamango e Mano Preto. Recomendo vivamente este espectáculo não fosse Mário Lúcio o meu intérprete caboverdeano favorito.
Pena eu não poder ir a Aveiro no fim-de-semana... Se não estaria na primeira fila!
A primeira e única vez que assisti a um concerto com Mário Lúcio foi, em Sines, no Festival de Músicas do Mundo de 2003. Já tinha na época toda a discografia de Simentera, grupo de que é fundador e líder. Foi com emoção que assisti àquele espectáculo de apresentação do último CD ("Tr’adicional") de Simentera, e ao génio interpretativo de toda a banda, a harmonia que transmite, na união da tradição com a modernidade, representando Cabo Verde de forma tão sublime e simultaneamente tão humilde. A humildade de quem honra as tradições de um povo, respira a brisa do mar que chega às encostas das montanhas suadas pela enxada, e sorri, num rasgo de inocênca e meninice.
Deixava só um pedido... Nos próximos álbuns de Simentera coloquem as letras em crioulo no CD, por favor! Pois, muito do que sei em crioulo foi aprendido justamente a ouvir música crioula e a ler a letra das músicas... Além do que em muito facilita a interpretação da mensagem do texto. ;)