top1comtitulo

segunda-feira, novembro 15, 2004

Criação das Ilhas de Cabo Verde

"Agora eu vou contar uma historinha para vocês ouvirem. É uma historinha de dez irmãos, todos filhos da mesma mãe e do mesmo pai. Sim senhor: do mesmo pai e da mesma mãe. 7 são filhos-machos, 3 são filhas-fêmeas. Dr. Francelim, que é um homem de muita prenda na cabeça falou muito bem falado que filhos da mesma mãe e do mesmo pai é irmão germano. Ah, eu já estava a trocar de conversa. Como eu contei agorinha mesmo, 7 são filhos-machos, 3 são filhas-fêmeas.
O mais velho e o mais maior chama Tiago. O mais menor não é o mais menor, é a mais menor, porque é a mais menor, porque é uma menininha e o predicado deve concordar com o sujeito. Ela chama Luzia. Não é Luzia daquela palavra que o Dr. Baltasar chama verbo luzir, não senhor. É Luzia porque sua madrinha chamava Nha Daluz. Ora então (é assim que fala senhor professor), ora então, ela chama Luzia. Outrum chama Nicolau. Outro outrum chama Antão, outro outro outrum chama Vicente. Tem duas menininhas, uma eles puseram nome de Brava; outra, eles puseram nome de Boa-Vista. Bem, até aqui são 7. Mas, porém, tem mais 3 irmãos: senhor Fogo, nhô Sal, nhô Maio. Agora, vocês tirem provas dos 9 e vão ver que 7 e 3 são 10. 10 noves fora UM. Quer dizer, aqueles 10 irmãos fazem uma corporal só e um espiritual só. Ah, eu estava a ficar esquecido. No meio daqueles tem uns catoquinhos de gente, que só servem para dar topada e para incomodar cada qual, com suas tropidas, mar arriba, mar abaixo.
Português de Portugal diz que aqueles catoquinhos de gente é ilhéu. Pode ser. Mas, nome direito não é ilhéu. É Djeu. Qualquer dia eu conto a história do Djeu de Santa Maria. Por hoje, vocês já ficam a saber a historinha daqueles 10 irmãos. Todos filhos do mesmo pai e da mesma mãe. Filho por fora não tem. Não tem?! Tem, sim senhor"


Grabriel Mariano